segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Pesquisa: Brasil é um dos seis países que mais utilizam Web


Os internautas brasileiros são fortes usuários de ferramentas colaborativas, como blogs, podcasts, vídeos e fotos, segundo dados de uma pesquisa sobre Novas Mídias encomendada pela Intel. "O Brasil está sempre no quinto ou no sexto lugar em cada categoria, isso em uma realidade em que apenas 20% da classe C têm computador em casa. Em muitos dos itens, Estados Unidos e China estão na nossa frente, mas os resultados deles são desproporcionais, seja pelo tamanho da população ou pela dimensão do mercado de computadores", analisa Élber Mazaro, diretor de marketing da Intel no Brasil.

Os resultados mostram que o Brasil é terceiro país do mundo em número de blogueiros. Ao todo, 170 milhões de pessoas utilizam essa ferramenta no mundo. Além disso, o país também é o quarto colocado em upload de fotos, com um resultado 23% acima da média mundial, e o segundo em upload de vídeos.

Segundo a pesquisa, o Brasil é o terceiro país que mais vê vídeos na Internet e faz download de podcasts. Ao todo, em todo o mundo, 330 milhões de pessoas assistem a vídeos na Web. Em termos de leitura de blogs, está em quinto lugar, com uma média 10% acima da mundial. A Coréia ocupa a primeira posição. Já em relação a percentual de blogueiros, Brasil e México aparecem em sexto lugar, com resultados 5% acima da média mundial. A China está em primeiro.

Quando o assunto é uso de redes sociais, o Brasil lidera o ranking, seguido por México e China, respectivamente. Mas o México é o campeão na utilização de instant messenger, uma posição à frente do Brasil. "Os resultados da pesquisa explicam um pouco o modo de consumo do brasileiro. Isso chama a atenção da Intel e nos leva a querer aproveitar esse potencial", afirma Mazaro. A pesquisa foi realizada em 21 mercados, entre eles Estados Unidos, Brasil, México, Japão, totalizando 75% do mercado global. A análise foi realizada entre o final de 2006 e o início de 2007, em três etapas. (fonte: Ad News/ W News)

Nenhum comentário: