terça-feira, 19 de junho de 2007

Youtube Brasil estréia 3 canais exclusivos: Globo, IG e Terra


No mesmo dia em que o Google anunciou oficialmente a inauguração da página brasileira do Youtube e de mais outros 8 países, a empresa anunciou também a estréia dos canais da TV Globo e dos portais IG e Terra. A TV Globo, inicialmente, criou um canal exclusivo para o programa malhação, com os melhores momentos de cada capítulo (http://br.youtube.com/malhacao). O canal do portal IG divulgará os programas Conversa Afiada, Canja, Videochat e o site Babado e o portal Terra disponibilizará 80 mil vídeos.

Alexandre Hohagen, presidente do Google no Brasil, acredita que as parcerias comprovam um aumento da credibilidade destes veículos em relação ao Youtube. “Isso representa um passo importante pra gente porque nós sabemos a preocupação que esses parceiros têm em proteger seus conteúdos”. A Google garante que os mecanismos de proteção do conteúdo são eficazes. “O vídeo não autorizado será removido automaticamente”. O reconhecimento dos vídeos ilegais se dá pela qualidade da captação e por outras ferramentas de copyright que já estão disponíveis no Brasil.

Devido ao grande número de acessos/ dia, o intuito destas empresas em estar no Youtube é promover uma “chamada” para seus portais e programas de TV. “Geralmente é um convite para um outro lugar”, explica Hohagen. Daí a estratégia dos parceiros em oferecer conteúdos parciais com foco em teasers e trechos de capítulos. O foco das páginas exclusivas é promover a integração do Youtube com os websites das empresas parceiras e, com isso, aumentar o número de acessos.

Campanhas Publicitárias

O Youtube Brasil, na visão de Hohagen, criará também infinitas possibilidades para as campanhas publicitárias. Os EUA já registra a customização da página com banner exclusivo e com a cor das empresas clientes. Alguns exemplos são o canal da Samsung (http://youtube.com/profile?user=SamsungContest), o de uma corrida de carro promovida pela Gilette, nos Estados Unidos (http://youtube.com/profile?user=gilletteyoungguns) e um canal exclusivo de uma linha masculina lançada pela Loreal (http://youtube.com/profile?user=LOrealMensExpert).

As campanhas publicitárias no Brasil deverão seguir o mesmo caminho já que hoje a estimativa é de que o consumidor gasta 30% do seu tempo com Internet- mais do que TV por assinatura, rádio e jornal. A estimativa é com base nos dados do Ibope que contabiliza apenas os acessos em domicílio e por isso apresenta um número menor do que o estimado pelo Google.

Youtube Brasil
O lançamento do Youtube nacional foi anunciado oficialmente hoje em São Paulo. Por teleconferência transmitida na sede do Google no Brasil, os fundadores do Youtube Chad Hurley e Steve Chen falaram com exclusividade aos jornalistas brasileiros da grande importância que o nosso país representa para o projeto de expansão da empresa. Para eles, nacionalizar o conteúdo estimulará ainda mais o número de acessos. Hohagen também acredita que o Youtube Brasil tem tudo para se consolidar rapidamente. As razões, na visão dele, são a facilidade do brasileiro em se adaptar aos novos produtos, em aceitar rapidamente as novidades e a necessidade que o brasileiro tem em compartilhar informações. Hoje, com apenas 18% de penetração da Internet, contabiliza-se 32 milhões de pessoas navegando na Internet. Um público duas vezes maior do que o da Austrália. A previsão de Hohagen parece já ter se concretizado numa altíssima velocidade digital. Às 13h50 já era possível contabilizar cerca de 1.040 acessos no canal da TV Globo. Duas horas depois, este número já tinha triplicado.

Nenhum comentário: