quarta-feira, 25 de abril de 2007

Ibope lança bússola de 15 mil reais


Quer saber se o seu produto está perdendo oportunidades ou se o seu investimento está acima do potencial de consumo? O Ibope apresentou hoje ao mercado seu novo software com capacidade de responder a estas e outras questões fundamentais do marketing. O sistema indica, entre outras coisas, o potencial por classe de consumo de 174 categorias de produto em todos os 5.564 municípios do país. Batizada de "Bússola", em grego Pyxis, a ferramenta pretende justamente dar a direção para empresas, investidores e para os profissionais das agências. "A nossa questão é mapear e entender um pouco melhor estas oportunidades", afirma o diretor executivo do IBOPE Inteligência e coordenador do projeto, Marcelo Coutinho.

A promessa é de que o novo produto facilite o trabalho dos profissionais das agências, que conseguirão calcular automaticamente diversos indicadores de investimento publicitário. "Conforme o tipo de produto, o Pyxis mostra que pode ser interessante realocar parte da verba para regiões com uma maior concentração de consumidores das classes C e D, por exemplo", explica Coutinho. Quem trabalha com a área de Mídia pode agregar os dados de todas as áreas do Ibope, visualizar 93 indicadores sócio- econômicos e importar dados da base da empresa.
O projeto levou 18 meses para ser desenvolvido. A licença, válida por um ano, custa R$ 15 mil, com direito a duas atualizações semestrais. É possível investir apenas este valor anualmente ou adquirir uma consultoria exclusiva. De acordo com os especialistas, a ferramenta é de fácil utilização e compatível com o sistema Office 2007.
O Ibope completou 65 anos em 2007 e comemora o Pyxis como sendo a inauguração de uma nova era. Para Nelson Marangoni, chief executive officer do Ipobe Solution, estratégica e inovação estão no coração deste novo tempo. A nova bússola espera materializar os dois conceitos. A expectativa agora é conseguir adeptos para que o mercado brasileiro navegue com mais precisão.
Algumas descobertas do Pyxis
Setores como Internet (provedores de acesso), Mercado Financeiro e Seguros, Cultura, Lazer e Turismo e Informativo são dominados em mais de 60% pelas classes A/B com apenas 26% dos consumidores nacionais. As classes de alimentação e construção, por outro lado, são as que melhor dialogam com o consumidor C/D (67% do país), que consomem quase 50% de tudo que é produzido.

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