terça-feira, 17 de março de 2009

Em meio à crise mundial, a M&C Saatchi chega ao Brasil


Em um cenário de “paralisação mundial”, conforme avaliação de Moray Maclennan, a M&C Saatchi, terceira no ranking da Inglaterra, acaba de anunciar a abertura do seu 16º escritório em São Paulo- o primeiro do Brasil. “Quando todos estão paralisados, é o momento de mover”, acredita Maclennan, CEO da M&C Saatchi Worldwide durante coletiva de imprensa nesta terça-feira, 17 de março, em São Paulo.

Para o inglês Geoffrey Hamilton Jones, ex- diretor executivo da Ogilvy São Paulo que assume a Presidência da M&C, o momento é difícil para grandes grupos que crescem através de aquisições. “Não é um risco porque, se formos comparar, o nosso investimento inicial é baixo”.

Apesar de ser uma full service, a estratégia prevê equipe enxuta, atualmente com sete pessoas, operações começando do zero, preferência por associações com talentos locais independentes e uma exaustiva perseguição pela “Simplicidade Brutal”, filosofia que permeia a marca da operação ao trabalho final. “Queremos resgatar grandes idéias e quebrar vícios”, aposta Geoffrey.

Juntamente com ele, a equipe está sendo encabeçada pelos brasileiros Virgílio Neves, diretor de arte, e Lilian M. Lovisi, redatora, ambos à frente da criação, e Patrícia Weiss, responsável pela área de novos negócios. A única aquisição anunciada é da empresa de pesquisa de mercado e planejamento Bolze & Buosi, que passa a se chamar M&C Saatchi/ Insight. As sócias Rosangela Bolze e Damiana Buosi assumem respectivamente como CEO e COO da nova empresa, passam a ter uma participação societária pequena- cuja porcentagem não foi revelada- e continuam atendendo de forma independente aos clientes Unilever, Citibank, Coca- cola e Natura.

A M&C Saatchi nasce com as contryutoras americanas Hines e BMO, voltada para a classe C, e Make a Wish, instituição filantrópica para crianças com câncer. A idéia é expandir para outros países na América latina e focar em nichos específicos como o de luxo, de esporte e entretenimento e de bens e serviços para a classe C. “Não queremos que cada unidade ultrapasse 60 funcionários, justamente para manter a simplicidade nos processos”, adverte Patrícia Weiss.

Por que o Brasil? David Kershaw, CEO da M&C Saatchi Pic, justifica com o fato do Brasil estar entre os 10 maiores mercados no ranking de investimentos publicitários, além da necessidade de fortalecer relação com clientes globais e da oferta de talento. “O resto do mundo está muito deprimido”, ironiza, “queremos nos infectar com a alegria e o bom humor do brasileiro”.

M&C Saatchi no mundo- Fundada em 1995, a agência está presente em 13 países registrando ao todo 1038 funcionários. Em 2004 o M&C Saatchi Group abriu seu capital na Bolsa de Valores de Londres para formar a M&C Saatchi Pic.

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